Padronização de processos

 Em algum momento da vida, com toda certeza, você já sentiu uma insegurança com relação à desorganização e sentiu falta de um padronização para otimizar os processos.

É disso que falaremos no artigo de hoje. Você já ouviu falar em padronização de processos

O que é padronização de processos:

A Padronização de Processos descreve um conjunto de normas que os colaboradores de uma determina organização devem seguir a fim de concluir uma determinada tarefa. O objetivo é organizar e normatizar processos da rotina de trabalho.

Qual a importância da padronização: 

A padronização é muito importante porque formaliza para os todos os envolvidos qual é a melhor forma de executar um trabalho.

Assim, a empresa tem garantia de que o serviço executado por um funcionário será, de certa maneira, o mais próximo do serviço executado com perfeição.

A partir da padronização dos processos é possível ter uma maior previsibilidade em prazos e qualidades, além de um serviço executado com o melhor custo benefício.

Vantagens da Padronização de Processos:

  • Maior organização interna
  • Execução de atividades de maneira clara, facilitando a visualização de erros
  • Redução de falhas e retrabalhos
  • Maior produtividade e diminuição de custos
  • Trabalho otimizado = melhora nos resultados
  • Melhora da experiência final do cliente

Como fazer a padronização de processos?

1. Tenha uma boa comunicação entre equipe:

Ser transparente é fundamental. Por isso, o primeiro passo é cada líder reunir sua equipe e explicar sobre a padronização de processos, deixando explicito todas as suas vantagens.

2. Mapeie os processos 

O mapeamento ser para identifica todas as etapas, partes envolvidas, objetivos, decisões e fluxo de um processo existente. 

Essa é um momento crucial da padronização de processos. Pois, é aqui que serão avaliadas as entradas e saídas, as atividades existentes, como são executadas, as ferramentas, os envolvidos e o objetivo.

3. Documente tudo que possa fazer parte

É imprescindível ter tudo documentado. Esses papeis são essenciais para descrever como o processo deverá ser executado em toda a empresa. 

A criação desta documentação permite não apenas que a padronizaçãoocorra, mas favorece o treinamento de novos colaboradores.

4. Realize treinamentos 

Treinar a equipe é indispensável para mostrar que a empresa não se importa só com o sucesso do negócio, mas também com a trajetória profissional do seu colaborador. 

Para que isso aconteça, promova sempre eventos educativos, palestras, recursos para cursos presenciais ou online. Isso muda tudo. 

5. Faça monitoramento constante

Por fim, monitores constantemente seus resultados. E sabe o que pode te ajudar nisso? A Dayway. Quer entender como? Fale com um especialista

Continue lendo:

Checklist digital: como essa funcionalidade pode alavancar seu negócio.

Varejo: entenda a importância do planejamento estratégico no setor.

Tecnologia no varejo: quais os benefícios?

Conteúdos recomendados

  • app checklist
    Continue lendo
  • Padronização de processos
    Continue lendo
  • Conheça o Lean Manufacturing
    Continue lendo