Conheça o Lean Manufacturing

Sua corporação já sofreu com a falta de produtividade das equipes? Este problema pode ser pela falta de processos que visam a eficiência da execução e que evita retrabalhos.

Definir processos internos não é tarefa fácil, mas existem ferramentas como o checklist digital que podem ser um suporte poderoso para auxiliar os colaboradores a executarem corretamente suas atividades.

Afinal, o ambiente corporativo frequentemente sofre com dificuldades -normais- dos colaboradores, como a falta de memória e atenção e até mesmo com passos de execução ignorados conscientemente pelos funcionários, que acreditam na inutilidade deles.

Neste sentido, para conter as falhas e proporcionar um ambiente de trabalho mais organizado, com uma execução correta e eficiente, o checklist existe e mostra-se cada vez mais valioso para empresas de todo segmento. 

Quer saber como ele pode te ajudar? Acompanhe o artigo e baixe nosso modelo de checklist para implementar na sua organização!

O que é checklist digital?

Ser preciso é importante para qualquer empresa, mas para algumas, é crucial que as tarefas sejam executadas perfeitamente, tanto para garantir a rentabilidade do negócio quanto para garantir a segurança dos colaboradores.

Neste sentido, o checklist ajuda as mais diversas áreas, principalmente, as que precisam coletar e analisar dados para possíveis incidências e não conformidades e também implementar procedimentos ou padrões.

Também conhecido como folha de verificação, o checklist -digital ou não- funciona como uma lista de checagem para garantir que os procedimentos de qualidade sejam seguidos. 

A partir dessa ferramenta, é possível extrair dados importantes sobre a eficiência da operação, por isso, o checklist digital existe: automatizar a coleta dos dados supracitados.

Claro que, para além dessa funcionalidade, alguns checklists digitais conseguem até mesmo criar planos de ação de forma simplificada e auxiliar toda a gestão a poupar tempo.

Os checklists digitais são capazes de fazer uma integração essencial, que os checklists tradicionais não podem oferecer. 

O que queremos dizer é que os softwares evoluíram tanto que o checklist consegue fazer a padronização das informações verificadas, armazenar e disponibilizar dados em tempo real, integrar os colaboradores, atribuir os responsáveis e etapas dos procedimentos e muito mais. 

A facilidade de ter essas capacidades à mão faz com que a eficiência do checklist digital seja incontestável e seus efeitos positivos são sentidos pela corporação inteira.

Afinal, com mais organização e com uma plataforma que possibilita que os colaboradores possam ver seus avanços nas tarefas diárias, o sentimento de auto satisfação é presente no ambiente de trabalho e quando há funcionários realizados, há mais produtividade.

E, quando há mais produtividade, é mais fácil engajar seus colaboradores a atingirem os objetivos da corporação, sem esquecer dos objetivos profissionais pessoais de cada um.

Neste sentido, há muito mais em jogo quando uma corporação decide organizar processos, tarefas e rotina de trabalho e confia em ferramentas tecnológicas para operar em conjunto com seus colaboradores.

Quer saber mais sobre os benefícios das checklists? Acompanhe abaixo!

Benefícios de um checklist digital

Para além das vantagens supracitadas, os checklists podem contribuir com mais efeitos positivos dentro da sua corporação, principalmente, os digitais.

Dentre os benefícios, estão:

  • Dados qualificados e protegidos;
  • Eficiência no processo de execução;
  • Rapidez no preenchimento das informações;
  • Leitura facilitada dos indicadores de rendimento em gráficos e dashboards;
  • Agilidade na correção de problemas através de alertas do checklist digital;
  • Controle de toda a cadeia de produção;
  • Controle das atividades em tempo real;
  • Geração de relatórios;
  • Customização do checklist de acordo com a necessidade da operação

Neste sentido, podemos ressaltar que os itens supracitados facilitam uma visão estratégica por parte dos gestores, pois facilita o controle dos procedimentos, sejam eles individuais ou em conjunto. Afinal, há uma diferença muito grande de acesso a informações quando comparamos o trabalho manual a um sistema.

Por fim, tudo isso resultará em uma empresa mais segura, o que gera também uma imagem mais confiável perante o mercado, além de ter menos perda em todos os sentidos: desde tempo até dinheiro. Ou seja, estamos falando de mais lucro para sua corporação.

Outro ponto importante das checklists digitais é o modo de visualização, já que os softwares que proporcionam essa funcionalidade são muito bem estruturados e possuem interface compatível com o cotidiano dos colaboradores.

Dessa forma, a probabilidade dos membros da empresa aderirem é muito maior do que em métodos tradicionais, onde há confusão e mais burocracia no preenchimento de informações.

Entretanto, se você começou agora a testar a funcionalidade, os modelos de checklist manual podem te ajudar a compreender melhor, na prática, como funciona o uso para sua operação.

Começando assim, é mais fácil criar um caminho consistente até as funções mais complexas -e completas- do checklist digital e aproveitar o que há de melhor nessa ferramenta de gestão.

Para te ajudar, elaboramos um material com um checklist para você baixar e aplicar em diferentes setores.

Como a Dayway pode ajudar a implementar o checklist digital

Somos uma solução digital que une tecnologia e os 40 anos de experiência da maior consultoria de Gestão da América Latina, a Falconi, para facilitar o gerenciamento de rotina de empresas de todo porte e segmento, a fim de otimizar ainda mais os resultados. 

Nós aplicamos todas as metodologias de gestão, de maneira simplificada, por meio de um aplicativo intuitivo e acessível, permitindo a criação de checklists personalizados, com coleta e análise de dados para gerar tomadas de decisões cada vez mais assertivas através do nosso plano de ação. 

Geramos ainda mais produtividade para a rotina dos seus colaboradores, além de ser a ferramenta perfeita para promover melhoria contínua dentro do varejo.  

Quer saber mais? Entre em contato com nosso time de especialistas!

Conteúdos recomendados

  • app checklist
    Continue lendo
  • Padronização de processos
    Continue lendo
  • Conheça o Lean Manufacturing
    Continue lendo