Tecnologia no varejo

Você se lembra de como era o mundo antes das tecnologias que tanto utilizamos? Nós também não nos lembramos! 

Isso porque, o salto tecnológico dos últimos anos foi tão grande que a evolução da tecnologia ganhou espaço em nossas casas. Agora, temos acesso a ela na palma da mão. 

Não foi diferente para os negócios, por isso, o artigo de hoje é sobre tecnologia no varejo.  

Diferente do que se pensa, a tecnologia no varejo não diz respeito apenas às vendas em múltiplos canais e a aderência ao e-commerce, mas sim, a otimização de processos internos. 

Para o varejo, investir em tecnologia está altamente relacionado ao desempenho das equipes e a qualidade dos serviços prestados, bem como a eficiência do seu tempo. 

Quer saber mais sobre os impactos da tecnologia no varejo? Leia o artigo completo! 

Impacto da tecnologia no setor varejista 

Você já deve saber, mas vale a pena reforçar: a tecnologia é uma realidade na economia global e determinante para qualquer ciclo de vendas.  

Por isso, empresas inovadoras -independentemente do nicho de mercado- são extremamente valorizadas no mercado e até pelos consumidores. Uma pesquisa feita pela High Tech Retail, confirma que 80% dos consumidores consideram uma compra em lojas que utilizam tecnologia internamente. 

Uma empresa com métodos e ferramentas tecnológicas, para o consumidor, é associada a mais competência e eficiência, por isso, o número alto de pessoas que consideram essa característica relevante. 

Outra pesquisa importante para mostrar os impactos que altas tecnologias têm sobre um segmento, é o que foi realizado pelo Portal E-commerce Brasil, onde 89,1% dos varejistas acreditam na importância de estratégias digitais para o seu negócio.  

Além disso, o número de entrevistados que responderam não possuir digitalização em sua operação em qualquer nível é bastante pequeno: apenas 4,7% dos entrevistados. 

Sendo assim, se o objetivo é ser competitivo no mercado, a tecnologia mostrou-se mais que uma tendência e sim, uma necessidade dentro do varejo. 

Mas, quais áreas do varejo podem se apropriar de tecnologias? Confira a seguir! 

Áreas do varejo para implementar tecnologia 

Para otimizar a gestão do varejo, é essencial que haja medidas responsáveis por otimizar a rotina operacional, por isso, alguns setores varejistas utilizam de ferramentas tecnológicas para obter mais resultados. 

Dentre os usos mais comuns da tecnologia no varejo estão: 

  • Integração de processos  
  • Auxílio no repasse de informações 
  • Aumento da agilidade operacional  
  • Conter desperdícios  
  • Análise de dados do estoque e setor de compras 
  • Armazenamento de dados  

Neste sentido, podemos concluir que a tecnologia no varejo pode ser aplicada no estoque, compras, RH, financeiro, relacionamento com clientes, marketing, entre outras áreas.  

Sendo assim, é mais fácil integrar os setores e mensurar os resultados de cada um deles e como eles se complementam para alcançar o sucesso. 

Mas, quais os benefícios da tecnologia no varejo? Nós elencamos como os recursos tecnológicos auxiliam a sua empresa na prática! 

Benefícios da tecnologia no varejo 

Agora que você já sabe a versatilidade da tecnologia dentro do varejo, está na hora de saber os frutos que serão colhidos após implementar ferramentas para suas equipes. 

  • Jornada de compra 

Reter clientes é determinante para o setor varejista e para garantir a satisfação do consumidor, o foco na experiência é essencial. Afinal, uma jornada de compra positiva gera uma impressão positiva e ajuda na propagação do seu negócio.  

Neste sentido, a tecnologia permite que sua marca seja vista, criando uma familiarização para o público, servindo assim, como uma estratégia de marketing. Essa é a tecnologia atuando na pré-venda. 

Quando o assunto é pós-venda, a tecnologia no varejo permite a visualização de dados do público, auxiliando a promover ofertas assertivas e outras estratégias bastante eficientes. 

  • Aumento de produtividade 

Agilidade e confiança: esses dois conceitos proporcionados pelo uso de tecnologia no varejo. Além do aumento da eficiência operacional, o atendimento tende a melhorar quando os colaboradores podem contar com tecnologias. 

Afinal, eles se sentirão mais ágeis para executar tarefas, além de terem na palma da mão todos os insumos necessários para realizar seu trabalho mais confiantes. Com os treinamentos corretos e comunicação alinhada, a evolução acontece. 

Outro ponto importante é que a burocracia dos processos, como consulta de preços ou trocas e devoluções, por exemplo, acabam e melhoram o dia a dia do colaborador. 

Consequentemente, essa mudança também é sentida pelos clientes que percebem a agilidade e qualidade no atendimento. 

  • Redução de erros 

A recorrência de erros dentro de um negócio torna-se uma verdadeira fonte de desperdícios para os gestores. Por isso, os softwares que automatizam atividades como integração de dados e registram informações, são essenciais para minimizar esses problemas.  

Além disso, esses sistemas direcionam os colaboradores para tarefas mais produtivas e com maior retorno, facilitando a definição de prioridades dentro de um plano de ação. Afinal, os trabalhos manuais já não são mais necessários, gerando foco dos funcionários no que traz mais resultado. 

Dessa forma, o padrão de atendimento será aumentado e os gargalos eliminados! 

São inúmeros os benefícios da tecnologia em operações de logística, por isso, é importante entender a nova realidade dos negócios, onde recursos tecnológicos não são mais um luxo e sim, a chave para seu negócio crescer com consistência.

Como a Dayway pode ajudar na gestão do varejo? 

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Somos uma solução digital que une tecnologia e os 40 anos de experiência da maior consultoria de Gestão da América Latina, a Falconi, para facilitar o gerenciamento de rotina de empresas de todo porte e segmento, a fim de otimizar ainda mais os resultados. 

Nós aplicamos todas as metodologias de gestão, de maneira simplificada, por meio de um aplicativo intuitivo e acessível, permitindo a criação de checklists personalizados, com coleta e análise de dados para gerar tomadas de decisões cada vez mais assertivas através do nosso plano de ação. 

Geramos ainda mais produtividade para a rotina dos seus colaboradores, além de ser a ferramenta perfeita para promover melhoria contínua dentro do varejo.  

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