Nos negócios, o momento de agir não pode ser fruto de achismos (ou somente bom senso) é por esse motivo que existem tantos métodos e ferramentas que auxiliam as corporações na tomada de decisões.

Neste sentido, existem os modelos de plano de ação prontos, que se apresentam como uma estratégia muito efetiva. Isso porque, os PDAs gerados já tem critérios importantes pré-definidos, o que otimiza o tempo e agiliza a execução.

Entretanto, ainda assim é preciso analisar com cuidado cada item deste plano, afinal, quanto mais detalhado e objetivo, mais chances de dar certo.

Para te ajudar, elencamos alguns conhecimentos importantes sobre modelos de plano de ação, bem como os benefícios dessa prática e como eles podem auxiliar o seu negócio a crescer.

Vem com a gente!

O que é o Plano de Ação

Essa prática é responsável por registrar informações sobre as tarefas que irão ser feitas, tudo isso a partir de dados retirados da sua operação. A ideia desse método é, principalmente, padronizar o trabalho para trazer mais resultados.

Afinal, criar e organizar a rotina dos colaboradores é capaz de transformar o foco da sua corporação e auxiliar no alcance dos objetivos traçados.

Mais do que isso: o plano de ação é peça fundamental para traçar novas estratégias e colocar em prática algo que já falamos em outros artigos, o famoso Planejamento Estratégico. 

Mas, aposto que você deve estar se perguntando: como funciona o plano de ação na prática?

Simples: um documento que descreve as ações das suas equipes, com prazos determinados para o início e fim de cada atividade, sempre com um fluxo bem estabelecido, com nomeação dos responsáveis por cada etapa e tarefa.

O “pulo do gato” é que nos planos de ação também tem espaço para prever eventuais riscos e falhas na operação, juntamente aos planos de contingência, mostrando que os imprevistos acontecem, mas podem ser contidos.

Assim, sua operação evita que os cronogramas sofram com atrasos, o que é um problema para as corporações.

Por que utilizar modelos de plano de ação?

Como você pôde notar, há uma otimização das tarefas que é característica dos planos de ação, mas, ao utilizar um modelo já estabelecido, não é preciso avaliar novas possibilidades e perder tempo com recursos que podem não ser úteis.

Neste sentido, a objetividade dos modelos de plano de ação torna tudo muito mais prático, até porque, elas são advindas das metodologias de gestão – com efetividade comprovada. Dessa forma, sua equipe pode focar em soluções para as não conformidades que forem apresentadas.

Ou seja, novamente, o plano de ação cumpre seu objetivo de aumentar o desempenho das equipes e otimizar o trabalho, fazendo com que os colaboradores se concentrem somente no que é mais importante. 

Entretanto, tem mais vantagens na utilização de modelos de plano de ação. Acompanhe!

Benefícios do modelo de plano de ação

Para seguir com esse tópico, é importante entender que os modelos de plano de ação jamais serão engessados, aqui também é possível ser flexível, afinal, a ideia é ajudar a operação e não atrapalhar. 

Neste sentido, quando utilizamos os termos de modelos de PDAs, falamos do aproveitamento de estruturas editáveis e personalizáveis. Por isso, reestruture pontos que não se adequam à sua operação.

Entendido isso, vamos às vantagens!

  • Aderência de metodologias 

Se você já leu outros artigos por aqui, deve ter visto a importância que as metodologias de gestão tem para a padronização e automatização de tarefas, processos e rotinas.

Neste sentido, as metodologias como 5W2H, Ciclo PDCA, Ishikawa e outros também são ótimas para gerar planos de ação. Entretanto, ao aderir esses métodos, é necessário que sua equipe tenha conhecimentos para aplicar o plano de ação.

Afinal, o entendimento geral da metodologia e o modelo de plano de ação vai facilitar a identificação de falhas e proporcionar melhores resultados. Com certeza, utilizar essas ferramentas é um passo importante e impactante para toda corporação.

  • Otimização de tempo

Ser produtivo e não perder tempo com tarefas burocráticas é um dos benefícios de utilizar um modelo de plano de ação. Essa vantagem é válida para empresas de todo porte, mas imagine um negócio com muitos departamentos.

Se cada setor criar seu próprio plano de ação, só de tocar no assunto, já sentimos que isso resultará em muitas horas de trabalho. Além disso, será mais difícil estabelecer e comparar indicadores de desempenho, que são essenciais para melhoria contínua.

  • Objetividade

Sem objetivo das nossas ações, não chegamos a lugar algum. Com uma estrutura definida proporcionada pelo plano de ação, fica mais fácil definir o escopo das ações. Afinal, provavelmente, com o tempo, seja estabelecida uma padronização da rotina.

Dessa forma, todo o time desenvolve e fica apto a tomar decisões assertivas e definir soluções efetivas com muita rapidez.

Ah, e isso impactará tanto no planejamento estratégico da solução dos problemas quanto na execução. Isso porque, o fluxo do trabalho envolverá atividades dependentes e, ao descomplicar a etapa anterior, mais objetiva a próxima estará.

  • Indicadores estabelecidos

Geralmente, ao escolher um modelo de plano de ação, também é fácil encontrar os indicadores mais comuns utilizados. Dessa forma, se a sua empresa está começando, vai ser ótimo ter uma referência do que pode ser medido.

Entretanto, isso também se aplica aos negócios que já utilizam os planos de ação há mais tempo. Aproveite sempre a oportunidade de otimizar o tempo e testar novas possibilidades, apostando na melhoria contínua.

São os indicadores que vão trazer dados concretos para avaliar se o modelo de plano de ação utilizado funciona para o objetivo da sua corporação.

Como a Dayway aplica o plano de Ação?

Dayway é uma solução digital que une tecnologia e os 40 anos de experiência da maior consultoria de Gestão da América Latina, a Falconi, para facilitar o gerenciamento de rotina de empresas de todo porte e segmento.

Nós aplicamos o PDCA de maneira simplificada, por meio de um aplicativo intuitivo e acessível, permitindo a criação de checklists personalizados, com coleta e análise de dados que geram Modelos de Plano de Ação cada vez mais assertivos e apropriados para sua operação.

Nosso aplicativo segue as diretrizes do PDCA para gerar ainda mais produtividade para a rotina dos seus colaboradores, além de ser a ferramenta perfeita para promover melhoria contínua dentro da sua corporação.

Quer saber mais sobre a Dayway e otimizar sua gestão? Acesse nosso material e saiba como podemos te ajudar!

Conteúdos recomendados

  • app checklist
    Continue lendo
  • Padronização de processos
    Continue lendo
  • Conheça o Lean Manufacturing
    Continue lendo