Mais do que uma forma de ‘organizar a casa’ a gest√£o do varejo, com uma estrat√©gia assertiva, pode impulsionar o desenvolvimento dos neg√≥cios e o crescimento do setor varejista no geral.

Com uma boa gest√£o do varejo, √© poss√≠vel otimizar seus resultados e ter vis√£o sist√™mica para entender como criar um relacionamento com seu p√ļblico externo, preparando os seus colaboradores para agir em prol de mais efici√™ncia e entregas de qualidade.

Afinal, o setor de varejo √© bastante impactado por fatores externos, como o cen√°rio pol√≠tico-econ√īmico, que foge ao controle da gest√£o. Por isso, todo planejamento para o que est√° ao controle do setor, √© pouco.

Neste sentido, para te ajudar a ter previsibilidade em suas atividades, separamos 7 dicas para que sua gest√£o de varejo seja cada vez mais assertiva e eficaz!

1- Tecnologia na gest√£o de varejo

Atualmente, é quase impossível falar de gestão eficiente sem citar a tecnologia como uma grande aliada. Isso porque, os softwares de gestão conectam os objetivos da sua empresa através da automação dos processos.

Al√©m disso, com a ades√£o dessas ferramentas, o varejo consegue uma vis√£o sist√™mica do seu neg√≥cio -o que √© essencial para levantar informa√ß√Ķes valiosas em tempo real e de qualquer lugar- facilitando assim a cria√ß√£o de planos de a√ß√£o.

Dessa forma, a tomada de decis√£o torna-se muito mais inteligente, visto que, o acesso a dados essenciais de setores como estoque, vendas e fluxo de caixa -por exemplo- s√£o apresentados de maneira muito mais pr√°tica.

Além disso, quando o assunto é dados, vale lembrar que todo o processo de atualização deles são muito mais eficientes do que quando feitos manualmente, poupando tempo dos gestores.

Ou seja, é mais produtividade para a empresa e mais previsibilidade de entrega, afinal, assim sua corporação será capaz de mensurar corretamente tudo o que é necessário para alcançar seus objetivos.

Por esse motivo, a próxima dica é bastante importante!

2- Use indicadores de desempenho como seu term√īmetro

O que n√£o √© medido, n√£o √© gerenciado. Essa frase tem tudo a ver com a nossa segunda dica, que ressalta a import√Ęncia dos indicadores de desempenho (KPIs) para qualquer opera√ß√£o.

Afinal, tudo começa pelo objetivo e os KPIs são as métricas estabelecidas com prioridade para a empresa -até por isso, variam muito de acordo com o segmento. Entretanto, algumas métricas são aplicadas em grande escala em alguns setores, como o exemplo do ticket médio dentro do varejo.

Neste sentido, a dica n√ļmero 1 pode ser um grande aliado, pois s√£o fundamentais na coleta e tratamento de dados, oferecendo para sua opera√ß√£o informa√ß√Ķes essenciais e confi√°veis.

Um exemplo de ferramenta que pode criar visuais de KPI √© o Power BI (Microsoft), que auxilia a calcular √≠ndices de desempenho e medir o progresso da corpora√ß√£o, al√©m de medir a dist√Ęncia entre a meta estipulada.

3- Integra√ß√£o das informa√ß√Ķes para planejamento estrat√©gico

Outra dica envolvendo a tecnologia: integra√ß√£o de informa√ß√Ķes pode ser um diferencial na sua estrat√©gia e a chave para tomada de decis√£o de qualidade.¬†

Mas, mesmo que você não utilize esses recursos, é importante criar os esquemas para integrar os dados da sua empresa e facilitar a visualização dos próximos passos. 

Seja em uma planilha ou com um software eficaz, tenha algo em mente: voc√™ precisa alimentar a sua base de dados, principalmente, com informa√ß√Ķes relevantes e essas mesmas informa√ß√Ķes precisam ser de fontes confi√°veis.

Dessa forma, você conseguirá prever falhas futuras e agir de maneira preventiva -uma prática muito mais rentável do que as medidas corretivas.

4- Proje√ß√Ķes de estoque

N√ļmeros s√£o fundamentais para o varejo, principalmente, o c√°lculo dos estoques. Afinal, isso impacta diretamente na lucratividade do varejo, pois quando h√° compras feitas em excesso o resultado √© sentido diretamente no capital de giro do neg√≥cio e quando h√° escassez, s√£o revertidos para as vendas da empresa.

Por isso, a dica √© projetar seu estoque. Mas, como fazer isso? √Č simples: seu hist√≥rico de vendas vai te ajudar. Re√ļna as principais informa√ß√Ķes dos √ļltimos anos e, al√©m disso, acompanhe as proje√ß√Ķes de outros neg√≥cios.

Ter institui√ß√Ķes renomadas como ponto de refer√™ncia vai ajudar o seu neg√≥cio em momentos conturbados de crises econ√īmicas tamb√©m, afinal, √© preciso rever as necessidades internas baseando-se no que acontece externamente.

5- Entenda as necessidades do seu p√ļblico

Entender alguns detalhes do seu consumidor, com certeza, s√≥ enriquecer√° a sua estrat√©gia de neg√≥cio, fortalecendo decis√Ķes mais certeiras e a√ß√Ķes com resultados efetivos, ou seja, tem tudo a ver com a gest√£o do varejo.

Por isso, se voc√™ pensa que conhece muito bem o seu p√ļblico, comece a se questionar, afinal, sempre existe muito mais para ser explorado e, lembre-se: a busca por entender seu p√ļblico te ajudar√° a expandir o seu neg√≥cio e fortalecer as vendas.

Por isso, tenha em mente que os dados b√°sicos como regi√£o geogr√°fica, idade, classe social e g√™nero, s√£o relevantes mas ainda n√£o comp√Ķem a sua Persona. Neste sentido, a dica √© que voc√™ explore 4 conceitos:

  • obje√ß√Ķes de compra dos seus clientes;
  • desejos de compra;
  • quais meios de comunica√ß√£o ele consome;
  • quais os motivadores de fechamento de compra.

√Č simples: saiba a dor do seu cliente e ofere√ßa a solu√ß√£o que ele precisa.

6- Invista no relacionamento com seus clientes

Como j√° foi supracitado, metas s√£o muito importantes para a gest√£o do varejo e a dica n√ļmero 6 est√° ligada a isso. Afinal, a performance de uma empresa √© diretamente influenciada pela forma que seus clientes percebem a corpora√ß√£o.

Ter uma cultura forte, além de trabalhar as qualidades que influenciam na personalidade e identidade da marca são essenciais na hora de agregar valor ao seu negócio e manter-se competitivo no mercado de varejo.

Neste sentido, o relacionamento com o cliente √© a chave para aumentar convers√Ķes e melhorar a imagem da sua marca.

7- Metas para sucesso do cliente

Outro ponto importante para alinhar e reforçar uma boa performance por parte das suas equipes, é a determinação de metas. Entretanto, não são as mesmas que falamos anteriormente e, com certeza, o varejo não deve reduzir-se apenas em vendas.

√Č importante olhar para a satisfa√ß√£o do seu cliente, fideliza√ß√£o e -como supracitado- o posicionamento da sua marca no mercado. A partir desse olhar, consegue-se criar programas para aumentar as vendas.

Como? Acompanhando metas de NPS ou Net Promoter Score -Pontua√ß√£o da Rede de Promotores, em portugu√™s- que mede a satisfa√ß√£o do seu cliente. Essa informa√ß√£o ajuda em indica√ß√Ķes para vendas e futuras compras.¬†

Entretanto, é sempre bom ressaltar que a criação das metas de satisfação do cliente precisam ser realistas e em períodos reais, sem esperar resultados imediatos através dessas medidas. 

Por exemplo, ao mapear a√ß√Ķes desse tipo, provavelmente, n√£o ser√° a curto prazo que seus resultados vir√£o. Mas, lembre-se de comemorar as conquistas e valorizar o quanto essas a√ß√Ķes v√£o impactar na sua gest√£o.

Afinal, são metas realistas e consistentes. Isso é fundamental para o crescimento.  

Como a Dayway auxilia na gest√£o de varejo

A Dayway é uma solução digital que conecta colaboradores, gestores e empresas, através do gerenciamento de rotinas e checklist de processos.

Somos uma solução digital que une tecnologia e os 40 anos de experiência da maior consultoria de Gestão da América Latina, a Falconi, para facilitar o gerenciamento de rotina de empresas de todo porte e segmento, a fim de otimizar ainda mais os resultados.

N√≥s aplicamos todas as metodologias de gest√£o, de maneira simplificada, por meio de um aplicativo intuitivo e acess√≠vel, permitindo a cria√ß√£o de checklists personalizados, com coleta e an√°lise de dados para gerar tomadas de decis√Ķes cada vez mais assertivas atrav√©s do nosso plano de a√ß√£o, apresentado como um Kanban.

Geramos ainda mais produtividade para a rotina dos seus colaboradores, al√©m de ser a ferramenta perfeita para promover melhoria cont√≠nua dentro da sua ind√ļstria.

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe!

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