√Č imposs√≠vel falar de procedimentos padr√Ķes sem citar a checklist, afinal, esse m√©todo √© uma das maneiras mais eficazes de garantir que a execu√ß√£o das atividades sejam otimizadas.¬†

Dessa forma, a lista de verificação se tornou muito mais do que uma ferramenta para uso diário e, sim, uma estratégia para as empresas garantirem a eficiência, produtividade e, consequentemente, muito mais rentabilidade.

Mas, ao utilizá-la é preciso avaliar, principalmente, como ela se encaixa no processo de padronização da sua empresa e as melhores práticas para o seu segmento. Afinal, nenhuma checklist funciona sozinha, é preciso ter aderência da sua equipe para fazer acontecer.

Para te ajudar, elencamos pontos importantes sobre a ferramenta de checklist, como a import√Ęncia, objetivos e em quais momentos us√°-la. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Qual a import√Ęncia de um checklist?

Primeiramente: o checklist é a maneira de tornar visual e tirar da mente o que é para executar. De maneira simples, fazer este plano de execução faz com que nenhuma tarefa seja esquecida e que todas as etapas sejam cumpridas em ordem correta.

Sendo assim, podemos dizer que essa opção é perfeita para reduzir os erros durante os processos e, assim, garantir mais produtividade. 

Para explicar ainda melhor a import√Ęncia dessa pr√°tica, trouxemos o exemplo do livro O Manifesto da Checklist: Como fazer a coisa certa, escrito pelo cirurgi√£o Atul Gawande.

Neste sentido, o método foi adotado em um ambiente em que os erros custam mais caro: um hospital Рmais precisamente, em 8 deles. 

No livro, o m√©todo mostra que houve uma diminui√ß√£o de 35% nos √≥bitos do local. O n√ļmero expressivo, segundo o autor, acontece porque a checklist ajuda a identificar falhas mentais que podem aparecer em raz√£o do trabalho moderno.¬†

Além disso, é notável que esse método influencia no foco e na eficiência dos profissionais, facilitando que os colaboradores foquem no que é realmente importante e as equipes aumentem a rapidez na execução.

A humanidade também é levantada neste livro, afinal, para Gawande, os profissionais mais orgulhosos precisam seguir um tipo de protocolo e isso os torna ainda mais humanos. 

Como supracitado, a lista de checagem pode ser aplicada em diversas atividades e se aplica a diferentes segmentos, setores e esferas sociais. Com o objetivo de direcionar um colaborador ou equipe do início ao fim dos processos.

Mas, além deste fim muito claro de ser um guia, quais sao os objetivos práticos de uma lista de checagem?

Objetivos de um checklist

Se em textos anteriores nós citamos alguns tipos de checklist, agora, é hora de listar os diferentes objetivos. Lembrando que: para cada um desses fins, é possível adaptar para o seu segmento, formando uma estratégia sólida para oferecer resultados.

  • Solu√ß√£o de problemas¬†

Se voc√™ j√° acompanha nossos artigos, deve saber como o checklist √© essencial para tratar anomalias dentro das opera√ß√Ķes. Afinal, este m√©todo tem espa√ßo para se tornar um conjunto de pr√°ticas a serem seguidas a partir de imprevistos.

Neste sentido, é essencial que você liste os possíveis problemas que já foram identificados e ofereça respaldo para os colaboradores.

  • Verifica√ß√£o de etapas

Essa √© a forma mais comum da nossa lista de checagem! Aqui, a finalidade √© garantir o cumprimento das tarefas e a execu√ß√£o mais pr√≥xima do ideal. Al√©m disso, √© aplicada a situa√ß√Ķes onde o tempo poupado √© primordial.

Neste sentido, é uma ótima opção para garantir mais produtividade diante a prazos apertados, por exemplo. 

  • Coordena√ß√£o de equipes¬†

Esse tipo de lista atua diretamente para conjuntos de atividades, sendo a opção perfeita para gerenciar projetos que envolvem muitos colaboradores, garantindo produtividade e que cada etapa seja devidamente cumprida.

  • To do

A checklist, nada mais é do que uma To Do List, por isso, é essencial usá-la em casos que dizem respeito a afazeres que deverão ser cumpridos. 

Seja uma rotina (com uma recorrência diária) ou para um projeto (com adicional de prazos), a lista de checagem quando utilizada puramente para identificar tarefas garante que os colaboradores assimilem melhor suas atividades.

Em quais momentos usar o checklist?

Além de observar quais os objetivos sua corporação tem e avaliar se as checklist atende a elas, é preciso entender quais os momentos de se utilizar a estratégia.

Já posso te adiantar: esse recurso dificilmente não será necessário para sua corporação!

Afinal, basicamente, ela deve ser utilizada quando existe a necessidade de verificar o desenvolvimento de atividades Рem sua maioria, longas e com diversos processos integrados- para garantir, então, que nada seja esquecido ou feito fora de ordem. 

Dito isso, entenda que o checklist como ferramenta pode oferecer a solução para entender o nível que sua equipe está cumprindo determinada tarefa;

  • levantar dados a partir da ordem de execu√ß√£o e aprimorar ainda mais a opera√ß√£o;
  • coletar dados para entender incid√™ncias e n√£o conformidades;
  • implementar processos padronizados, al√©m de inspecionar e registrar pontos inspecionados.¬†

Como a Dayway pode te ajudar com os checklists.

O Ciclo PDCA corre em nossas veias, por isso, acreditamos ‚Äď e provamos ‚Äď que o checklist √© a maneira ideal de elaborar rotinas eficientes e automatizadas. Com a¬†Dayway, √© poss√≠vel acessar checklists digitais a qualquer momento, al√©m de contar com um modelo adapt√°vel.

O formato utilizado em nosso portal se adapta a qualquer situação e setor, permitindo que a sua operação utilize o tempo com o que realmente importa: a execução perfeita das tarefas.

Quer saber mais sobre essa funcionalidade do nosso produto e como ele pode mudar a sua operação? Entre em contato com nosso time de especialistas e otimize sua gestão!

Conte√ļdos recomendados

  • app checklist
    Continue lendo
  • Padroniza√ß√£o de processos
    Continue lendo
  • Conhe√ßa o Lean Manufacturing
    Continue lendo